No Brasil a educação financeira não é praticada na maioria das escolas de ensino fundamental e ensino médio. Essa falta de conhecimento na área financeira pode deixar muitos jovens adultos com dificuldades na hora de gerenciar o seu dinheiro.
Separamos abaixo, cinco das mais importantes dicas para por em prática quando o assunto é dinheiro.
1. Aprenda a se controlar
Autocontrole e saúde financeira andam juntos. As comodidades do mundo moderno, como compras a prazo feitas pelo cartão de crédito são realmente tentadoras. O segredo é saber usar essas ferramentas a seu favor. É possível comprar facilmente um produto no crédito. Contudo, muitas vezes a melhor opção é guardar o dinheiro pra pagar à vista.
2. Controle o futuro de suas finanças
Se você não souber como gerenciar suas próprias finanças pode estar abrindo brechas para que pessoas bem ou mal intencionadas te passem “dicas”, ou forneçam serviços baseados em comissão para gerenciar suas finanças no seu lugar.
Em vez de depender dos conselhos amadores de outras pessoas, ou pagar por serviços caros sem um retorno garantido, invista em conhecimento sobre finanças. Livros como: Pai rico, pai pobre; A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade e Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho são ótimos pontos de partida. A leitura vai te ajudar a iniciar uma trajetória de conhecimento no mundo financeiro.
3. Saiba para onde o seu dinheiro está indo
Com algum conhecimento financeiro você vai entender como é importante controlar suas despesas para que elas não sejam maiores do que sua renda. Uma ótima maneira de fazer isso é saber o quanto você ganha e anotar todos os seu gastos, todos mesmo. Os gastos com coisas simples do dia a dia podem, de fato representar uma despesa grande no decorrer do mês.
Após ter consciência de todos os gastos você pode começar a cortar aqueles certamente desnecessários. Com isso, você terá uma economia consistente ao longo do tempo. Um dinheiro que pode ser investido para uso posterior em uma aquisição de necessidade.
4. Tenha um caixa para emergências financeiras
Independente de quanto você ganha ou de quanto precisa pagar no cartão de crédito esse mês, certamente é muito importante separar um dinheiro – qualquer quantia – para investir em um fundo emergencial.
Ter um dinheiro guardado para casos de emergência pode te salvar de problemas financeiros, ou adiar eles até que você supere um obstáculo. Sendo assim, se você desenvolver um hábito consistente de guardar dinheiro e tratar isso como uma despesa mensal, logo terá mais do que um saldo emergencial.
Com uma boa quantia de dinheiro guardado e rendendo você pode planejar melhor sua aposentadoria ou realizar aquela viagem dos sonhos.
5. Não deixe o padrão de vida dominar suas finanças
A maior parte das pessoas gasta mais dinheiro se tiver mais dinheiro pra gastar. A medida que avançam em suas carreiras e passam a ganhar salários mais altos pessoas tendem a aumentar seus gastos para atingir um padrão de vida desejado, muitas vezes se comparando a colegas de profissão ou amigos.
Mesmo que você possa pagar suas contas em dia, ficar preso a um padrão de vida caro é uma armadilha, tendo em vista que isso limita sua possibilidade de construir riqueza. Cada centavo que você gasta a mais hoje representa menos dinheiro no futuro, seja para um plano de aposentadoria, para sua família ou para seus cuidados com saúde.